Atualmente, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) pode
ser um diferencial de competitividade no mundo dos negócios, mas nem sempre foi
assim. No passado, o mais importante fator para a competitividade de uma
empresa no mercado era o preço de seus produtos, depois a qualidade passou a
ser valorizada, o conceito de valor mude de acordo com a visão da sociedade, e
hoje o que tem valor e o socialmente responsável e justo.
Concomitantemente com os anseios da sociedade, as
empresas passaram a investir permanentemente no aperfeiçoamento das relações
com todos os públicos do qual dependem e se relacionam, tais como:
fornecedores, clientes, parceiros, colaboradores, governo, sobretudo, a
sociedade em que atua. Essa relação para se tornar uma autentica ação de RSE
deve seguir fundamentos éticos de contribuição e recompensas, criando um
movimento sinérgico com seus stakeholders.
Segundo Stephan Kanitz (1999, p.200), "não será o produto que
terá que ter conteúdo, é a empresa... Seria como dizer: olha, em relação a
qualquer produto que eu fizer você pode ficar tranquilo, que esta empresa é
séria”.
As enormes carências e desigualdades sociais existentes
em nosso país dão à responsabilidade social empresarial uma relevância ainda
maior. Os consumidores brasileiros esperam que as empresas cumpram um novo
papel no processo de desenvolvimento: sejam agentes de uma nova cultura,
construtora de uma sociedade melhor.
INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Com o intuito de conscientizar e balizar as empresas
sobre a imprescindibilidade das ações relacionadas à RSE foi criado uma
organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins
lucrativos, denominada INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE
SOCIAL.
A ETHOS é um polo empresarial de conhecimento, troca de
experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a
analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a
responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, para assim atender
essa nova demanda de uma sociedade cada vez mais exigente.
Com propósito de fomentar suas ideias o instituto detalhou SETE INDICADORES de responsabilidade social, que ao mesmo tempo servem para avaliação da empresa e conscientização dos empresários e da sociedade sobre o tema:
VALORES/TRANSPARÊNCIA
E GOVERNANÇA
A adoção de uma postura clara e transparente
no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos da empresa fortalecem a
legitimidade social de suas atividades refletindo-se positivamente no conjunto
de suas relações.
PUBLICO
INTERNO
A empresa deve investir no desenvolvimento
pessoal e profissional de seus empregados.
MEIO
AMBIENTE
A empresa deve assegurar-se que não contribui
com a exploração predatória e ilegal das florestas.
FORNECEDORES
A empresa, socialmente responsável, transmite
o valor de seu código de conduta a todos os participantes de sua cadeia de
fornecedores.
CONSUMIDORES
E CLIENTES
A empresa deve alinhar-se ao interesse do
cliente e buscar satisfazer suas necessidades.
COMUNIDADE
O respeito aos costumes e culturas locais e o
empenho na educação e na disseminação de valores sociais devem fazer parte de
uma política de envolvimento comunitário da empresa.
COMPROMETA-SE
COM O BEM COMUM
Cumprir
as obrigações de recolhimento de impostos e tributos, alinhar os interesses da
empresa com os da sociedade, comprometer-se formalmente com o combate à
corrupção, contribuir para projetos e ações governamentais voltados para o
aperfeiçoamento de políticas públicas na área social.
EMPRESAS ASSOCIADAS
Hoje o instituto conta com 1.512
empresas associadas, divididas pelo porte das
organizações.
CRONOLOGIA
1998
Criação do instituto ETHOS
2000
Implementação do primeiro modelo de avaliação, a partir
dos sete indicadores.
2010
Surgimento de uma nova problemática e revisão do modelo
paradigmático criado há uma década.
2011
Lançamento de projeto piloto, que integra novos conceitos
de avaliação e sistema online.
2012
Implementação da nova geração/3º
INDICADORES
DE 3º GERAÇÃO – PÚBLICO INTERNO
Alguns objetivos principais da nova revisão dos
Indicadores Ethos são:
- Atualizar os Indicadores Ethos em relação às questões mais relevantes nas discussões em responsabilidade social, incorporando o aprendizado de outras iniciativas do Instituto e promovendo maior integração e esclarecimento conceitual entre RSE e sustentabilidade;
- Utilizá-los como ferramenta de gestão para o diagnóstico e planejamento das práticas de RSE, com aperfeiçoamento do sistema on-line;
- Consolidar o uso dos Indicadores Ethos no desenvolvimento da cadeia de valor;
De um jovem fabricante de brinquedos tornou-se o maior
promotor de responsabilidade social empresarial no Brasil.
“O setor
empresarial é o mais poderoso da sociedade; e a responsabilidade social não é
nada mais e nada menos que fazer as coisas certas.”
Foi o criador do Selo ABRINQUE – “empresa amiga da criança”;
membro do Conselho Consultivo do Global Compact, programa desenvolvido pelo secretário-geral
da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, que procura mobilizar a
comunidade empresarial internacional na promoção de valores fundamentais nas
áreas de direitos humanos, relações de trabalho e meio ambiente; e fundador e
membro do conselho deliberativo do Instituto ETHOS de Empresas e
Responsabilidade Social.
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