quarta-feira, 3 de abril de 2013

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL - RSE

























RESPONSABILIDADE SOCIAL


Atualmente, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) pode ser um diferencial de competitividade no mundo dos negócios, mas nem sempre foi assim. No passado, o mais importante fator para a competitividade de uma empresa no mercado era o preço de seus produtos, depois a qualidade passou a ser valorizada, o conceito de valor mude de acordo com a visão da sociedade, e hoje o que tem valor e o socialmente responsável e justo.


Concomitantemente com os anseios da sociedade, as empresas passaram a investir permanentemente no aperfeiçoamento das relações com todos os públicos do qual dependem e se relacionam, tais como: fornecedores, clientes, parceiros, colaboradores, governo, sobretudo, a sociedade em que atua. Essa relação para se tornar uma autentica ação de RSE deve seguir fundamentos éticos de contribuição e recompensas, criando um movimento sinérgico com seus stakeholders.

Segundo Stephan Kanitz (1999, p.200), "não será o produto que terá que ter conteúdo, é a empresa... Seria como dizer: olha, em relação a qualquer produto que eu fizer você pode ficar tranquilo, que esta empresa é séria”.

As enormes carências e desigualdades sociais existentes em nosso país dão à responsabilidade social empresarial uma relevância ainda maior. Os consumidores brasileiros esperam que as empresas cumpram um novo papel no processo de desenvolvimento: sejam agentes de uma nova cultura, construtora de uma sociedade melhor.

INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Com o intuito de conscientizar e balizar as empresas sobre a imprescindibilidade das ações relacionadas à RSE foi criado uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, denominada INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. 

A ETHOS é um polo empresarial de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, para assim atender essa nova demanda de uma sociedade cada vez mais exigente.

 
Com propósito de fomentar suas ideias o instituto detalhou SETE INDICADORES de responsabilidade social, que ao mesmo tempo servem para avaliação da empresa e conscientização dos empresários e da sociedade sobre o tema: 
  
 VALORES/TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA 
A adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos da empresa fortalecem a legitimidade social de suas atividades refletindo-se positivamente no conjunto de suas relações.

PUBLICO INTERNO
A empresa deve investir no desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados.

MEIO AMBIENTE
A empresa deve assegurar-se que não contribui com a exploração predatória e ilegal das florestas. 

FORNECEDORES
A empresa, socialmente responsável, transmite o valor de seu código de conduta a todos os participantes de sua cadeia de fornecedores.

CONSUMIDORES E CLIENTES
A empresa deve alinhar-se ao interesse do cliente e buscar satisfazer suas necessidades.

COMUNIDADE
O respeito aos costumes e culturas locais e o empenho na educação e na disseminação de valores sociais devem fazer parte de uma política de envolvimento comunitário da empresa.

COMPROMETA-SE COM O BEM COMUM
Cumprir as obrigações de recolhimento de impostos e tributos, alinhar os interesses da empresa com os da sociedade, comprometer-se formalmente com o combate à corrupção, contribuir para projetos e ações governamentais voltados para o aperfeiçoamento de políticas públicas na área social.
EMPRESAS ASSOCIADAS

 Hoje o instituto conta com 1.512 empresas associadas, divididas pelo porte das organizações.

CRONOLOGIA

1998                                                                             
Criação do instituto ETHOS
2000
Implementação do primeiro modelo de avaliação, a partir dos sete indicadores.
2010
Surgimento de uma nova problemática e revisão do modelo paradigmático criado há uma década.
2011
Lançamento de projeto piloto, que integra novos conceitos de avaliação e sistema online.
2012
Implementação da nova geração/




INDICADORES DE 3º GERAÇÃO – PÚBLICO INTERNO
Alguns objetivos principais da nova revisão dos Indicadores Ethos são:
  • Atualizar os Indicadores Ethos em relação às questões mais relevantes nas discussões em responsabilidade social, incorporando o aprendizado de outras iniciativas do Instituto e promovendo maior integração e esclarecimento conceitual entre RSE e sustentabilidade;
  • Utilizá-los como ferramenta de gestão para o diagnóstico e planejamento das práticas de RSE, com aperfeiçoamento do sistema on-line;
  • Consolidar o uso dos Indicadores Ethos no desenvolvimento da cadeia de valor;



ODED GRAJEW 

















De um jovem fabricante de brinquedos tornou-se o maior promotor de responsabilidade social empresarial no Brasil.

O setor empresarial é o mais poderoso da sociedade; e a responsabilidade social não é nada mais e nada menos que fazer as coisas certas.”

Foi o criador do Selo ABRINQUE – “empresa amiga da criança”; membro do Conselho Consultivo do Global Compact, programa desenvolvido pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, que procura mobilizar a comunidade empresarial internacional na promoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho e meio ambiente; e fundador e membro do conselho deliberativo do Instituto ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social.


 



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