PROJETO: GRUPO DE VOLUNTARIADO UMA GRANDE IDÉIA
VOLUNTARIADO
O cenário de responsabilidade social ganhou força na última década e vem motivando ações de empresas e pessoas a atuarem em favor das comunidades na busca de uma sociedade mais justa.
Os programas de voluntariado empresarial surgem com a certeza de que o voluntariado é uma das portas de entrada para o desenvolvimento da responsabilidade social nas organizações, inseridos nesse contexto, têm proporcionado benefícios para todos os envolvidos: empresa, funcionários e a sociedade como um todo.
As práticas de responsabilidade social devem começar internamente e serem disseminadas e compartilhadas entre todos os colaboradores, assim como com os públicos externos com os quais a empresa se relaciona direta ou indiretamente.
Voluntário e a pessoa que doa o seu trabalho, suas potencialidades e talentos em uma função que o desafia e gratifica em prol de uma realização pessoal. DOHME (2001) caracteriza quatro elementos fundamentais para o voluntário:
Qualificação: o conceito moderno de voluntariado está muito ligado à execução de um trabalho qualificado, que leva em conta o talento e as habilidades de quem o executa.
Satisfação: é um trabalho exercido com prazer, garra, que fascina e dá um sentimento de plenitude para quem o executa.
Doação: a entrega de horas de sua vida em prol do próximo, da comunidade, é resultado de uma consciência cívica, que precisa se materializar por meio da ação.
Realização: é um trabalho que tem um compromisso com o êxito, com o sucesso, que está determinado a cumprir com os objetivos propostos.
Em resumo, o trabalho voluntário é uma ação de qualidade, feito com prazer em direção a uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas precisa ser eficiente que leva a pessoa do voluntario a um crescimento pessoal como:
- Desenvolvimento pessoal e profissional.
- Aumenta o círculo de amizades.
- Potencializa sua autodisciplina.
- Aprende a desenvolver atividades com poucos recursos, sem desperdício, tendo um melhor aproveitamento do que está disponível.
- Fortalece o espírito de equipe.
VOLUNTARIADO EMPRESARIAL:
Para CORULLÓN e MEDEIROS FILHO (2002; p. 49), “o programa de voluntariado fortalece a imagem da empresa particularmente junto à imprensa e aos formadores de opinião, ou seja, atinge segmentos que influenciam a opinião pública em geral”. Pode ainda promover um forte envolvimento da empresa com as comunidades, trocando conhecimento e conseqüentemente reduzindo resistências para ambas as partes. Os autores citam que a pesquisa “Estratégias das Empresas no Brasil: Atuação Social e Voluntariado” realizada pelo CEATS (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor) constatam que, embora a maioria das empresas procure não estabelecer uma relação entre o Programa de Voluntariado e suas estratégias de negócios, elas obtém resultados empresariais positivos com essa prática.
Na avaliação do Business for Social Responsibility, (uma empresa líder de consultoria em sustentabilidade - BSR) o voluntariado empresarial é um aliado importante para muitas empresas que querem demonstrar compromisso com as comunidades onde atuam.
BENEFÍCIOS DE UM PROGARAMA DE VOLUNTARIADO EMPRESARIAL:
- Ajuda a atrair e a manter os profissionais.
- Ajuda a construir habilidades e atitudes que fortalecem o comprometimento com a organização.
- Fortalece a lealdade à empresa. Aumenta a satisfação no trabalho.
- Incentiva a criatividade, a confiança, a persistência e o trabalho em grupo.
- Ajuda a construir vínculos entre empresa, funcionários e comunidade.
- Melhora a imagem pública da empresa.
- Mudanças no nível de envolvimento comunitário estão diretamente relacionados com as mudanças no desempenho financeiro da empresa.
- Funciona como instrumento de divulgação da empresa, transmitindo uma mensagem positiva sobre suas intenções.
- Constrói a imagem de empresa cidadã;
- Cria um vínculo de relacionamento mais próximo com a comunidade.
Fontes: palestra de Mônica Córullon, no fórum GIFE sobre voluntariado, setembro de 1997 – Manual: Como as empresas podem implementar programas de voluntariado – Programa Voluntários / Instituto Ethos – Ruth Goldberg.
METODOLOGIA
A metodologia proposta para a realização de todas as ações e tarefas relacionadas a este projeto será usada em tempo real, relatórios de acompanhamento dos processos de capacitação, de gestão, dos colaboradores envolvidos e de comunicação de todas as etapas executadas, em andamento e a serem realizadas.
O objetivo central do projeto será realizado e alcançado a partir de treinamentos e cursos, a fim de proporcionar as mudanças comportamentais e a melhorar o desempenho pessoal e profissional dos colaboradores. Estabelecer políticas, procedimentos, utilizando o conhecimento como fator de mudança comportamental.
Para atingir os objetivos gerais e específicos, utilizar-se-á uma abordagem em FASES:
FASE 01: DIAGNÓSTICO – PERFIL DOS COLABORADORES:
Reunião
Identificação junto a corpo diretivo da empresa: característica da organização, objetivos para o programa de voluntariado empresarial e clima organizacional.
Pesquisa
Pesquisa junto aos colaboradores da empresa, com mapeamento do número de funcionários interessados, ações já realizadas, expectativa dos funcionários ao programa, áreas de interesse e conhecimento sobre voluntariado.
A pesquisa faz o diagnóstico para fundamentação do programa, proposta de indicadores e monitoramento para avaliação.
FASE 02: FORMAÇÃO DO COMITÊ:
Seminário Construindo Cidadania e Voluntariado
- Apresentação e discussão de conceitos, princípios e práticas ligados à responsabilidade social das empresas;
- Discussão com ênfase em Programas de Voluntariado e Voluntariado Empresarial;
- Uniformização conceitual e formação dos comitês que desenvolverão o projeto;
- Temas: Terceiro Setor, Cidadania Empresarial, Responsabilidade Social, Investimento Social e Marketing, a nova cultura do voluntariado e Programas de Voluntariado.
- Palestras e Filmes motivacionais sobre voluntariado com um caráter informativo e motivador, sobre o tema central o voluntariado.
Formação do comitê
Reunião com funcionários para formação do comitê gestor do programa, com definição de: acompanhamento mensal de ações e acompanhamento dos trabalhos organizados pelo comitê; apresentação de relatório mensal de atividades com resultados quantitativos e qualitativos.
FASE 03: ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA:
Definição de políticas gerais com gestores da organização e membros dos comitês gestores.
- Oferecer recursos (Financeiros, Materiais e Pessoais) para os projetos e ações propostas.
- Permitir que os funcionários usem as instalações da empresa para planejar e, eventualmente, executar ações voluntárias.
- Permitir que o funcionário utilize o telefone e internet no horário do expediente para combinar ações de voluntariado.
- Usar parte do horário de trabalho para fazer a sua atividade voluntária, planejada pelo grupo.
Definição de prioridades e potencialidades da organização com respeito a voluntariado:
- Diagnosticar quanto ao grau de eqüidade da sua política de Gestão de Pessoas, Observando o quanto a CONSERVO está sendo justa em relação à remuneração e benefícios, oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Relação entre a CONSERVO e o Programa de Voluntariado:
- Criar um banco de oferta de atividades voluntárias.
- Promover a sintonia entre o grupo de voluntariado e o Departamento de Pessoal.
- Promover a participação dos diversos níveis hierárquicos da CONSERVO.
Atuar em uma organização que contribui para a comunidade foi um aspecto valorizado por 83% dos profissionais que responderam à edição 2000 da pesquisa “As 100 melhores empresas para se trabalhar”, um levantamento anual realizado pela revista Exame em parceria com a consultoria Great Place to Work Institute.
Desenho do Programa:
- Benchmarking
- Detalhamento das áreas de ação do Programa de Voluntariado da organização.
- Definições metodológicas e conceituais.
- Consolidação do Programa.
Planejamento Estratégico
Encontros com comitê de funcionários, com dinâmicas para definição do escopo e das atividades que serão realizadas por eles.
FASE 04: DESENVOLVIMENTO PESSOAL:
Desenvolvimento de lideres voluntário
Oficinas e reuniões com os voluntários, por meio de grupo de aprendizagem, no decorrer das fases 2 e 3 e do projeto, visando a disseminação dos conceitos do voluntariado transformador e da multiplicação entre os colaboradores da empresa e comunidade.
FASE 05: REGISTRO
Para que a experiência possa ser divulgada, ampliada e servir de exemplo, retro alimentar o sistema com informações.
FASE 06: RECONHECIMENTO E COMEMORAÇÃO
Esta é uma etapa que não pode ser esquecida: reforçar o espírito de equipe estimula novas ações.
DESAFIOS
- Manter a motivação
- Identificar que sejam do interesse das partes involvidas
UM CHAMADO PARA O TRABALHO VOLUNTÁRIO
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